Análise Comparativa dos Efeitos de um Programa de Exercícios para o Quadríceps em Pacientes durante a Hemodiálise

Authors

  • Jenniffer Souza Ramos Universidade Braz Cubas
  • Bianca Moreira Santos Universidade Braz Cubas
  • Carlos Alberto Santos Universidade Braz Cubas
  • Edna Souza Cruz Uematsu Universidade Braz Cubas
  • Juscelino Mitsuhiro Nagai Universidade Braz Cubas
  • Silvia Ramos Fróes Bassini Universidade Braz Cubas

Keywords:

Insuficiência Renal Crônica, Hemodiálise, Quadríceps

Abstract

Introdução: A insuficiência renal crônica acarreta alterações na estrutura e função muscular provocando alterações físicas que podem limitar as atividades em geral. A fisioterapia contribui na prevenção, no retardo da evolução e na melhoria de várias complicações apresentadas pelo paciente renal. Objetivo: Verificar os efeitos de uma intervenção fisioterapêutica nos pacientes em hemodiálise para função e força do quadríceps. Material e Métodos: Participaram deste estudo, 20 pacientes com idade entre 32 e 73 anos, divididos em 2 grupos, onde o grupo 1 realizou alongamento muscular e exercícios de aquecimento e resistidos e o grupo 2 realizou alongamento muscular e exercícios de aquecimento. Todos realizaram avaliação da força muscular do quadríceps através do Make Test com esfignomanômetro, antes e após o tratamento que foi realizado 3 vezes por semana durante 07 semanas. Resultados: Pode-se observar que houve no G1 aumento de força entre as avaliações no MID (83.34%) e MIE (75.82%) após intervenção, apresentando aumento estatisticamente significativo (p < 0,0001). E no G2 apesar do aumento de força entre as avaliações no MID (19.37%) e MIE (27.58%) após intervenção não houve alterações estaticamente significativas (p = 0,0095; p = 0,008). Conclusão: Diante dos resultados obtidos conclui-se que, o programa de treinamento de quadríceps através de exercícios resistidos contribuiu significativamente para a melhora da força dos membros inferiores.

Embora a proposta do estudo tenha sido sobre a força muscular do músculo quadríceps adquirido com o treino, esta pesquisa também pode propiciar aos participantes uma possível melhora na mobilidade e funcionalidade, possibilitando motivar e diminuir as intercorrências comuns aos doentes renais crônicos, propiciando benefícios também na qualidade de vida desta população. Portanto, este estudo buscou contribuir e promover uma inquietude, no sentido de abrir novos caminhos e despertar novos estudos para discutir a atuação do fisioterapeuta na atenção ao doente renal crônico garantindo a saúde como um direito social e de cidadania.

Author Biographies

  • Jenniffer Souza Ramos, Universidade Braz Cubas
    Graduada em Fisioterapia pela Universidade Braz Cubas.
  • Bianca Moreira Santos, Universidade Braz Cubas
    Graduada em Fisioterapia pela Universidade Braz Cubas.
  • Carlos Alberto Santos, Universidade Braz Cubas

    Mestre em Reabilitação pela Unifesp – EPM, docente do curso de Fisioterapia da Universidade Braz Cubas e do curso de Pós-Graduação Lato-Sensu de Neurologia Funcional da UniVap. Fisioterapeuta Chefe do Hospital Auxiliar de Suzano do HCFMUSP.

  • Edna Souza Cruz Uematsu, Universidade Braz Cubas

    Fisioterapeuta, Mestre em Ciências do Movimento, docente e supervisora de estágio na área de Fisioterapia Neurofuncional da Universidade Cruzeiro do Sul e da Universidade Braz Cubas.

  • Juscelino Mitsuhiro Nagai, Universidade Braz Cubas

    Graduado e Bacharel em Física pela Universidade Federal Fluminense, Graduado em Licenciatura em Física pela Universidade Federal Fluminense,Mestre em Física pela Universidade Federal Fluminense e Doutor em Física pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica.Docente da Universidade Braz Cubas e Universidade de Mogi das Cruzes.

  • Silvia Ramos Fróes Bassini, Universidade Braz Cubas
    Mestre em Semiótica, Tecnologias de Informação e Educação pela Universidade Braz Cubas e docente do curso de Fisioterapia da Universidade Cruzeiro do Sul e da Universidade Braz Cubas

Published

2012-03-03